segunda-feira, 19 de abril de 2010

Jornal das Moças e os ensinamentos do passado

O Jornal das Moças, uma publicação semanal do Rio de Janeiro, era distribuído por todo o Brasil, nas capitais e em algumas cidades do interior. Era anunciado como “revista semanal ilustrada”, e circulava às quartas-feiras, entre os anos de 1914 e 1965.


1Inspirava-se nos magazines ilustrados ou revistas de variedades do século XIX, comentando sobre assuntos considerados, na época, como próprios das mulheres. Trazia comentários sobre moda, conselhos domésticos, divulgação de contos, poemas, piadas, notícias de cinema, curiosidades, receitas culinárias, moldes de roupas da estação, fotos da sociedade fluminense, anúncios de cosméticos, de medicamentos, de lojas especializadas em artigos femininos e infantis, partituras musicais, resenhas de filmes, sugestões de leitura.
Mas o mais interessante nesse jornal eram os ensinamentos passados às mulheres.
Veja abaixo a lista de frases retiradas do Jornal das Moças devidamente comentadas por nós.
- Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Não se deve irritar o seu homem e ponto final, não o contrarie ou sofra as consequências)
- Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Exatamente, se desconfiar que ele está te traindo, trate de fazer a vida dele melhor, incluindo sexo oral diário e inesperado)
- A desarrumação numa casa-de-banho (banheiro) desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Ainda mais se aquela vizinha gostosa tiver uma banheira né gente)
- A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas. Nada de incomodá-lo com serviços domésticos. (Pois é,  homem não nasceu pra fazer serviço doméstico, portanto não dê o SEU serviço à ele)
- Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples fato de cair cinzas nos tapetes. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Isso serve inclusive pra você colocar lixos para as latas de cerveja em todos cômodos da casa, inclusive o banheiro)
- A mulher deve estar ciente que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-núpciais, mostrando que era perfeita e única, exatamente como ele a idealizara. (Ou seja, dar tá liberado)
- É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Depile-se, cuide-se e não seja uma mulanbenta.)

Nenhum comentário: